quinta-feira, 17 de abril de 2014

Texto da Semana #1

"Sou um guardador de rebanhos
O rebanho é os meus pensamentos
E os meus pensamentos são todos sensações.
Penso com os olhos e com os ouvidos
E com as mãos e com os pés
E com o nariz e com a boca.

Pensar uma flor é vê-la e cheirá-la
E comer um fruto é saber-lhe o sentido

Por isso quando num dia de calor
Me sinto triste de gozá-lo tanto,
E me deito ao comprido na erva,
E fecho os olhos quentes,
Sinto todo o meu corpo deitado na realidade,
Sei a verdade e sou feliz."
Alberto Caeiro

Não sou propriamente fã de poesia nem sou perita nenhuma em analisar textos poéticos mas desde o dia em que li este poema pela primeira vez, na escola, que não me ficou indiferente. Ainda hoje o sei recitar de cor e traz-me sempre boas sensações. Por alguma razão faz-me recordar os tempos de infância.
Existe algum texto ou poema que vos marque? Qual? Como leitora ávida gosto sempre de saber e descobrir novos textos, quem sabe.

Imagem retirada daqui

2 comentários:

  1. Gosto de poesia, mas também não sou a melhor pessoa para a analisar. Adoro Ary dos Santos!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Não sou pessoa de ler poesia em versos - por vezes a prosa pode conter mais poesia sem ter necessariamente que rimar. Mas se tivesse de escolher, seria sem dúvida Florbela Espanca ^^ ***

    ResponderEliminar