segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Introvertida

Sou uma pessoa introvertida. Levei muitos anos a tentar perceber o que se passava de "errado" comigo, mas percebi que fazia parte da minha personalidade. 

Hoje descobri esta publicação (link) da Dr.ª Cláudia Morais e identifiquei-me com cada palavra escrita. Nunca fui popular e sei que, muitas vezes, irrito outras pessoas. A maior parte das vezes, em situações de stress, sou aquela pessoa que pura e simplesmente não reage. Não quer dizer que fique paralisada, apenas não demonstro emoções com facilidade. A minha chefe não gosta e eu percebo isso. Ela já me pediu para ser mais expressiva e apesar de eu ser da opinião que devemos tentar melhorar, a alegria e a extroversão não me são naturais.

Adoro estar sozinha. Ter um tempo só para mim. Mesmo que não faça absolutamente nada. Gosto de estar só com os meus pensamentos. Ocasionalmente, gosto de estar com amigos, mas não é algo que queira fazer todos os dias.

Sinto-me ansiosa quando tenho um convívio com pessoas que não conheço bem. Antigamente, inventava desculpas e não aparecia. Hoje em dia, apesar da insegurança, enfrento e vou em frente. 

"O verdadeiro introvertido faz poucos telefonemas e envia poucos e-mails. Se tiver uns minutos livres antes de voltar para o emprego não faz um telefonema para passar o tempo. É provável que tema incomodar alguém, pelo que, se pegar no telefone, será para se entreter sozinho."
 Sem dúvida. Quando sou obrigada a ligar para alguém, é sempre um tormento. Existe sempre aquele receio de que estou a incomodar e adio o máximo que posso.

Muitas vezes pensam que estou triste ou deprimida. Não estou. Apenas não me apetece falar.

Não considero que o facto de ser introvertida me seja demasiado prejudicial. Claro que nunca vou ser adorada e ser considerada brilhante. Sei que posso ter boas ideias e opiniões que acabo por não partilhar. Sei que nem sempre vão entender este aspecto da minha personalidade, mas é assim que eu sou e que gosto de ser. Aos poucos, vou enfrentando os obstáculos que me impedem de ser feliz, mas a introversão é algo que vai estar sempre comigo. 

Imagem retirada daqui

4 comentários:

  1. Olá :')
    Não conhecia o teu blog mas como gostei já o estou a seguir. :D Podes fazer o mesmo de volta?
    Miguel Gouveia,
    http://lifealawaysgoes.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá. Obrigada pela visita ao meu cantinho. Já lá fui espreitar o teu, mas não tenho muito tempo para o ver direito, neste momento. Mais tarde passo por lá. :)

      Eliminar
  2. Compreendo até porque também sou um pouco assim

    ResponderEliminar
  3. A parte em que ela descreve quando passamos por um mar de gente, em qualquer lugar, com os auscultadores nos ouvido, é totalmente eu. Nunca me vi como uma pessoa introvertida, mas antes como uma pessoa anti-social - acho que estava enganada :P Muito interessante esse artigo! ****

    ResponderEliminar