quinta-feira, 26 de junho de 2014

Uma Revelação #6

Eram capazes de perdoar uma traição? 

Estou numa relação há quase 6 anos. No primeiro ano juntos, ele traiu-me. Na altura, dei por mim a pensar em algo que nunca pensei fazer, perdoar uma traição. Foi complicado. Ele teve que lutar bastante e voltei porque ele nunca desistiu.

O termo perdoar pode nem ser o mais correcto. Não sei se alguma vez o cheguei a perdoar. Pois nunca esqueci e de vez em quando esses fantasmas voltam. Sempre que o acho mais distante, sempre que ele sai com os amigos, sempre que não me responde, eu dou por mim de volta ao passado. 
Como já contei no blog, continuo com pouca auto-estima (algo pelo qual estou a batalhar) e a traição só veio piorar isso. 
Em cada discussão mais acesa, o assunto vem ao de cima. Não consigo controlar as palavras e sei o quanto estas podem magoar. Mas poderão magoar mais que uma traição?

Aquele medo irracional de voltar a ser traída persegue-me. Já me perguntei mil vezes o porquê de não acabar esta relação. As pessoas mais chegadas também já me aconselharam a desistir, mas eu não consigo. 

Desde a altura da traição que não tenho grandes razões para desconfiar dele, apenas os receios de alguém "ferido". Ele nunca me maltratou. Nunca me fez sentir mal com a minha pele. Aliás, foi o primeiro a me mostrar que se pode amar alguém com psoríase. E tenho a certeza absoluta que ele me ama. E o sentimento é recíproco. Agora porquê isto não dar certo? 

Já passaram por este sentimento? Ter tanto medo de ser feliz porque tudo se pode desmoronar? 

Imagem retirada daqui

12 comentários:

  1. Depende , mas uma traição é sempre traição, dificilmente voltaria a confiar da mesma maneira...

    ResponderEliminar
  2. Olá. Se a minha opinião puder ajudar...aqui vai:
    Como disseste, existe amor das duas partes e a traição foi há muito tempo.
    Compreendo que se possa perdoar mas não esquecer, e que as feridas de vez em quando voltem a abrir.
    Mas acho que quem trai às vezes também sofre...depende de pessoa para pessoa e do contexto. Se ao fim deste tempo todo achas que não tens motivos para desconfiar e que ele se arrependeu...acho que não deves desistir.
    Ouve o teu coração e desfruta dessa relação. O que mais importa na vida é o amor... e nenhuma relação é perfeita, mas o casal pode superar tudo com união e sinceridade.
    Boa noite***

    ResponderEliminar
  3. a verdade é que numa relação é essencial confiança e se esta não existe de todo, algo está mal. infelizmente, nunca irás esquecer isso. foi algo que com certeza te partiu o coração, ainda podendo perdoar, nunca se esquece. eu pessoalmente não sei se conseguia perdoar, felizmente nunca me aconteceu, portanto não sei qual é a sensação. muita força :)

    com amor, nanci <3

    ResponderEliminar
  4. Eu não perdoei e nem consigo perdoar. Preferi que a relação terminasse do que andar em sofrimento ou com segundos pensamentos sem descansar. Tu agora é que sabes o que deves fazer... mas se te assombram tanto, podem passar mais 6 anos que acho que tudo continuará igual...
    Força *

    ResponderEliminar
  5. Eu não consigo esquecer traições e inicialmente nem sequer as perdoo. Opto por cortar a pessoa da minha vida, e depois com o tempo acabo por perdoar, mas a pessoa não volta. Primeiro estou eu. Depois os outros. Pelo menos é assim quando me magoam.

    ResponderEliminar
  6. Felizmente, nunca passei por isso, mas às vezes começo a pensar no que faria caso algum dia acontecesse. Sinceramente, não sei se era capaz de perdoar ou não. Não sei mesmo... Se fosse, acho que as coisas nunca mais seriam como dantes... =\

    ResponderEliminar
  7. De traição lembro-me de quando o meu ex namorado acabou comigo numa época complicada da minha vida e ter-se enrolado com duas raparigas no espaço de duas semanas. Um mês depois perdoei-o mas nunca mais me senti com a mesma segurança... traiu-me a confiança. Cinco meses depois decidiu ir estudar para fora sem me ter consultado, sem ligar à minha opinião. A relação ainda aguentou mais dois anos à distância mas não resultou... e acho que foi pelo melhor.
    O meu actual namorado é-me muito fiel e é muito companheiro. Mas acho que não perdoaria mais atitudes assim...

    beijo e força (: se ele não te dá motivos para desconfiar então tenta não pensar nessas coisas... sei que é difícil.

    ResponderEliminar
  8. Nem de propósito..
    Hoje reencontrei uma ex-colega de faculdade, éramos até bastante próximas, mas as carreiras levaram uma para cada lado.

    Disse-me que estava separada há 3 meses do marido, meu colega também.
    Fiquei de boca aberta...
    Não contava.

    Mas ele pulou a cerca...pois foi! E ela tentou mas não conseguiu manter o casamento de 7 anos, disse que gosta muito dela antes de tudo e não conseguia viver da mesma forma dali para a frente. Os meses que tentaram manter o casamento fizeram-na chegar a essa conclusão.. .
    Antes de mais Sofia, para que não penses que o físico tem algo a haver. Estamos a falar de um mulherão. Portanto, nunca te sintas insegura por causa da psoríase!
    Tenho uma amiga no trabalho e foi traída pelo marido no início deste ano, conseguiram ultrapassar e estão óptimos. O que acho incrível neste caso é que ela culpa o trabalho. Ele conseguiu convencê-la que trabalhava demais deixando o casamento de lado. Mentira. revolta-me ele tê-la traído e ainda a fazer sentir-se culpada por isso. Aliás, ele é uma chata agora comigo, está sempre a dizer-me que trabalho demais e blá blá blá...Tenho que me segurar imenso para não lhe dizer umas verdades! Olha eu trair o meu marido e dizer "ah, trabalhas demais..."!
    Não Sofia, quem trai fá-lo apenas por sua culpa. As pessoas podem andar empenhadas num projecto, mais distantes por alguma coisa (quando o meu pai morreu eu fiz tudo menos prestar atenção ao meu namorado, e ele pediu-me em casamento sete meses depois, é hoje meu marido, não me traiu dizendo que eu andava distante, e andava), ter "problemas" físicos, mas nada disso justifica uma traição. Era bom que as pessoas que sentem que algo está a falhar na relação conversassem antes de fazer asneira e depois dizer "ah, a culpa foi tua porque trabalhas demais e não me dás atenção!". Era bom as pessoas tê-los no sítio e não atirarem a culpa da sua asneira para as costas da pessoa a quem traíram.

    No teu caso Sofia, penso que te deixas afectar muito pela psoríase, e entendo, que como sabes, também tenho. Já tinha quando conheci o meu marido. Também nunca houve qualquer problema por isso.

    Penso que tens mesmo que arrumar esse assunto da traição, fala com ele muito abertamente, esclarece tudo, nem que já tenha sido esclarecido, se te faz bem ouvir tudo outra vez, fala com ele. O essencial, penso eu, é perceber porque é que ele o fez. Como é óbvio não sei o que aconteceu, mas uma coisa é ser traída numa noite de bebedeira, outra é ser traída de forma pensada. É daí que partirá a solução, saberes que foi um motivo parvo, infantilidade, estupidez (ele entretanto também amadureceu, suponho!), ou se não foi. O que nestes anos mudou que façam no cenário actual, ser impossível um episódio semelhante acontecer.
    Às vezes amar não basta, muito ouvi isto, e só depois de casar me apercebi de como é verdade. Já tive para me divorciar, a menos de um ano de casada. Há tanto factor....uiiii. Mas liguei o descomplicómetro, acho que a partir dos 30 ele se liga automaticamente. Dá-nos uma clareza!
    E não tenhas medo!
    Eu às vezes digo digo que as coisas me estão a correr tão bem que até tenho medo do que vem por aí!
    É verdade, esse sentimento de medo por estar demasiado feliz, e pensar que "vem aí m****" também me afecta!

    Descontrai, esclarece, vive calmamente e sem medo.

    ResponderEliminar
  9. entendo-te bem. Não fui traída mas o meu namorado fez uma coisa que me magoou imenso e ainda hoje isso me afecta muito ..

    ResponderEliminar
  10. Felizmente nunca me aconteceu uma coisa dessas, mas acho que não era capaz de perdoar... Sou daquelas pessoas que tem a seguinte opinião: antes passar dias a chorar baba e ranho na cama, mas primeiro eu!! Claro que, falar de fora é fácil, e quando é connosco a teoria de "a minha auto-preservação é que vence" não funciona como gostaríamos... E sim, penso que o grande problema é voltar a confiar, porque deixar de gostar não acontece de um dia para o outro... Penso que o segredo é encontrar o equilíbrio *****

    ResponderEliminar
  11. Não queria estar na tua situação, mas admiro-te por seres capaz de perdoar algo assim!

    ResponderEliminar
  12. É uma tema que leva sempre a divergências e difícil de analisar. Eu não sei se conseguia suportar uma traição mas não vou julgar. Acho também que ele se mantêm ao teu lado ao fim desses anos todos também significa que te ama e reconhece que cometeu um erro no passado.
    Uma relação de amizade ou de amor é baseada de confiança e também do acto de perdoar, não para permitir algo que se repita mas para dar uma segunda oportunidade.

    Admiro-te e dou-te os parabéns pelo teu gesto.

    beijinhos e bom fim-de-semana.*

    ResponderEliminar